BPO financeiro: o que é e como ele pode ajudar a sua empresa em Bauru
Você já ouviu falar em BPO financeiro? Conheça tudo a respeito da atividade e saiba como o BPO financeiro pode ajudar sua empresa em Bauru!
É muito comum que, com a correria do dia a dia e o acúmulo de tarefas, os empreendedores não consigam cuidar das finanças de sua empresa como gostariam. Além disso, como você deve saber, o financeiro de uma empresa possui uma alta complexidade. Além disso, muitas vezes, pequenas e médias empresas podem não contar com uma estrutura administrativa financeira para suprir tal demanda. Daí, vê-se a importância e a necessidade de se contratar os serviços de um BPO financeiro.
A possibilidade de terceirizar o setor financeiro de uma empresa se torna, cada vez mais, uma alternativa viável e eficaz para as empresas. Isso porque, os escritórios de contabilidade que realizam o serviço de BPO financeiro em Bauru, além de controlarem todos os aspectos financeiros da empresa, também assumem a responsabilidade sob aspectos burocráticos e complexos que, normalmente, geram erros e transtornos que podem comprometer a saúde financeira do seu negócio.
Por isso, o BPO financeiro é, além de tudo, uma ótima escolha para empresas que desejam tornar o setor mais eficiente, com a ajuda de uma contabilidade especializada neste serviço.
Você sabia que pode terceirizar a gestão financeira do seu negócio? Não? Então, continue a leitura e confira como o BPO financeiro pode ajudar você e a sua empresa em Bauru!
O que é BPO financeiro?
BPO é uma sigla que vem do inglês e representa Business Process Outsourcing (terceirização de processos de negócio, em tradução livre). Resumidamente, o BPO financeiro nada mais é do que contratar uma empresa terceirizada para realizar a gestão das finanças do seu negócio.
O BPO financeiro é responsável por toda a gestão financeira da empresa e, além disso, também pode realizar as atividades contábeis do negócio. Para a segunda atividade, a agilidade e o controle interno das operações aumentam ainda mais.
Desta forma, a empresa contratada para realizar o BPO financeiro em um negócio é responsável por executar funções como: pagamentos de impostos, contas a pagar e a receber, controle do fluxo de caixa e diversas outras tarefas que envolvem, inclusive, outros setores.
Ao optar pela terceirização da gestão financeira de sua empresa, o empreendedor consegue ter uma visão mais ampla do seu negócio, por meio de dados, gráficos e relatórios contábeis que demonstram os principais pontos que precisam de atenção redobrada. Além disso, o serviço de BPO financeiro também garante uma expertise extra que, cada vez mais, tem sido decisiva para tomadas de decisões mais eficazes.
Qual a diferença entre BPO Financeiro, Assessoria e Consultoria?
Depois de saber o que é BPO financeiro, também é importante que você entenda que ele impactará diretamente na terceirização do modelo de negócio, trazendo mudanças positivas tanto na estrutura financeira da empresa, quanto em sua cultura e, até mesmo, na estrutura física.
Sim, até a cultura e a estrutura física da empresa tendem a mudar quando o BPO é realizado. Isso acontece porque o BPO irá analisar diversas áreas dentro da sua empresa, com o objetivo principal de sempre deixá-la mais disciplinada e melhor organizada. E essa é a grande diferença do BPO financeiro, quando comparado aos serviços de assessoria e consultoria.
A consultoria, por exemplo, é um serviço que está mais atrelado ao aconselhamento sobre decisões que precisam ser tomadas para resolver problemas dentro da empresa. Ou seja, o consultor é como se fosse uma bússola para a empresa, dando norte às decisões que precisam ser tomadas. Cabe ressaltar que, apesar desse direcionamento, sempre caberá ao empresário decidir o caminho que irá seguir.
Já a assessoria é um auxílio mais técnico que, normalmente, acompanha todas as etapas de um projeto em específico, desde o momento de implantação até a conclusão. Diferente de um BPO, o assessor age dentro do projeto em questão, mas sem influência alguma ou grandes responsabilidades na tomada de decisões.
Quais as vantagens que um BPO financeiro traz para uma empresa?
Normalmente, as micro e pequenas empresas têm uma equipe enxuta que, por sua vez, fica muito mais focada no negócio. Em contrapartida, os empreendedores que, muitas vezes, não possuem formação ou domínio algum sobre finanças, acabam sendo os responsáveis por fazer essa gestão financeira da empresa. Exatamente pelo fato de não ter este domínio, este pode se tornar um grande problema de gerenciamento.
Além disso, também precisamos ressaltar que a legislação brasileira é extremamente complexa e muda constantemente. Em vista disso, somente alguém capacitado poderá dar conta de todas as rotinas que fazem parte do dia a dia financeiro e contábil de uma empresa. Afinal, um simples erro em algum processo dessas áreas pode custar muito caro para o empreendedor.
Basicamente, as vantagens que o BPO financeiro terceirizado pode trazer para a sua empresa são as mesmas do que quando se terceiriza a contabilidade, por exemplo. Inclusive, ao juntar essas duas expertises, a empresa tem muito a ganhar. Confira a seguir algumas das vantagens que o BPO financeiro pode trazer para a sua empresa em Bauru.
Produtividade e eficiência
Contratar um serviço de BPO financeiro aumentará a produtividade e a eficiência do seu negócio. Afinal, você estará delegando essa tarefa para profissionais especializados em finanças empresariais.
Além disso, o BPO financeiro tem como principal objetivo retirar da operação core business as rotinas contábeis, financeiras e administrativas. Isso ajudará a criar um ambiente de expertise com muito mais segurança financeira para sua empresa, redução de custos e valor percebido alto. Para o empreendedor, isso ainda significa uma ganha significativa de tempo para se dedicar ao negócio de maneira integral, evitando erros e retrabalho.
Planejamento estratégico
Desenvolver um bom planejamento estratégico é extremamente difícil, pois envolve diversos fatores. A dificuldade é notada, principalmente, em empresas de pequeno e médio porte, cujo controle financeiro é feito pelos próprios empreendedores. Entretanto, ao contratar a terceirização financeira e contábil por meio de um BPO, o empreendedor consegue tornar essa área do negócio muito mais estratégica.
Com um setor financeiro melhor estruturado, é possível criar um planejamento estratégico que condiz com a atual situação do negócio, que faça sentido com seus resultados e que proporcione o crescimento. Afinal, você terá, em suas mãos, todos os documentos e dados para tomar decisões mais efetivas.
Para tal, o BPO financeiro é uma ótima vantagem competitiva para a empresa, uma vez que profissionais especializados lhe ajudarão a estruturar melhor este setor.
Mais segurança financeira
Como consequência disso tudo, você terá uma estrutura financeira que lhe dará mais tranquilidade e segurança em sua empresa. Isso porque, o BPO financeiro cuidará das finanças do negócio, evitando que falhas graves aconteçam e, consequentemente, afastando o risco de prejuízos financeiros.
Além disso, o BPO financeiro também pode desenvolver um plano de redução de custos, fazendo com que sua empresa se torne mais sustentável. Tudo isso contribuirá para promover a saúde financeira do negócio.
Quais resultados um BPO financeiro deve entregar?
É importante ter em mente que o BPO financeiro possui um método de trabalho que é dividido em duas frentes: etapas e entregas. Para que essa seja uma solução eficiente, é importante saber quais são essas etapas, bem como o que cada uma delas entrega. Com esse conhecimento, você poderá escolher um serviço de BPO financeiro que realmente agregue valor ao seu negócio em Bauru.
Confira a seguir quais são essas etapas e quais resultados um BPO financeiro deve entregar a partir de cada uma delas. Continue a leitura!
Processo de inicialização
O processo de inicialização é a primeira etapa que deverá ser seguida. Por isso, ela pode ser considerada a fase de educação e amadurecimento. Nesta fase, o prestador de serviço mergulhará na vida financeira e contábil da empresa, analisando todo o histórico de mudanças do negócio, conhecendo todos os processos e as rotinas administrativas. Ainda, o profissional deverá se familiarizar com todos os sistemas utilizados na empresa, bem como com todos os profissionais que nela trabalham.
Além disso, também é importante que haja uma conversa franca com o empreendedor contratante, a fim de entender o máximo possível sobre o negócio e alinhar as expectativas com relação aos resultados esperados.
O objetivo principal dessa etapa é entender o cenário em que a empresa está inserida e propor mudanças que respondam às necessidades do negócio e as expectativas do empreendedor.
Todas as informações devem ficar bem alinhadas nessa fase. Isso inclui desde as ferramentas, métricas e sistemas que serão utilizados, até os relatórios que serão entregues e os prazos de entrega.
Todo esse processo de alinhamento de expectativas e direcionamento de linha de trabalho é conhecido como onboarding. Quanto mais redondo e mais conectado estiver a linha de pensamento do projeto, melhores serão os resultados. Essa etapa é um fator determinante para o sucesso da parceria.
Manutenção da operação
Conhecida por ser o coração do BPO financeiro, a segunda etapa é, talvez, a mais importante de todas. Trata-se, exatamente, do dia a dia da operação. Ou seja, este é o momento que o BPO coloca, de fato, a mão na massa e começa a agir dentro da empresa, vivenciando as rotinas do negócio, executando planos de ação, atendendo às obrigações legais e burocráticas e gerando o máximo de informações possível para auxiliar o empreendedor na tomada de decisão.
Nesta etapa, são realizados fluxos contínuos de trabalho, muitos deles realizados por meio de tecnologias que garantem segurança e agilidade nos processos. Alguns desses processos são:
- Conciliação bancária;
- Identificação, validação e armazenamento digital de documentos;
- Emissão de notas fiscais e cobranças;
- Controle de contas a pagar e a receber;
- Agendamento de pagamentos;
- Elaboração de um fluxo de caixa e de demais demonstrações financeiras;
- Análise de indicadores e informações gerenciais.
Ainda, se o profissional também ficar responsável pela parte contábil da sua empresa, ele também poderá assumir as seguintes responsabilidades:
- Relatórios gerenciais de contabilidade;
- Emissão de notas fiscais;
- Certificação digital;
- Fechamento contábil;
- Departamento pessoal;
- Análise de otimização tributária;
- Relatório de impostos pagos.
Quando o BPO financeiro e a contabilidade são integrados, é possível utilizar a mesma documentação da escrituração contábil e de rotinas financeiras. Isso otimiza o tempo do departamento e aumenta a segurança de dados internos.
Suporte estratégico
Por último, mas não menos importante, o suporte estratégico funciona como o cérebro do BPO financeiro. Isso porque, em paralelo a operação rotineira, o BPO também é responsável por gerar números atualizados em tempo real e apresentá-los ao empreendedor, de forma a lhe dar toda a base necessária para ele fundamentar sua tomada de decisão. Isso garantirá que as estratégias sejam tomadas sempre a partir de números reais e relevantes para a empresa.
Esses números, além de guiar o empreendedor na tomada de decisões, também ajudam a prever possíveis problemas e oportunidades. Dessa forma, é possível agir estrategicamente evitando problemas ou tentando minimizá-los o máximo possível.
O BPO financeiro faz sentido para a sua empresa?
Agora que você já sabe tudo a respeito do BPO financeiro, eu tenho certeza que deve estar se perguntando se a solução faz sentido para a sua empresa. E sim, essa é uma dúvida relevante. Afinal, em alguns casos, ela pode não ser tão eficiente assim, dependendo do seu modelo de negócio.
Por isso, antes de terceirizar as finanças da sua empresa, é importante levar em consideração alguns ponto, como:
- O trabalho remoto: geralmente, os trabalhos de BPO financeiros são realizados remotamente. Por isso, é importante entender se este formato de trabalho não irá gerar algum problema operacional, como a necessidade de emitir notas de saída, por exemplo;
- A sobrecarga dos sócios: na maioria das vezes, a gestão financeira fica sob responsabilidade de um dos sócios. É importante que, antes de tudo, se entenda o quanto essa designação para uma das pessoas mais importantes da empresa pode impactar o desenvolvimento do negócio;
- Os custos: terceirizar a gestão financeira da sua empresa pode ser muito mais barato e eficiente do que mantê-la internamente. Além disso, você contará sempre com um expertise de profissionais especializados que poderão ajudar, inclusive, com métricas e informações necessárias para atrair mais investidores.
Como escolher uma solução de BPO financeiro?
Hoje, o mercado oferece inúmeras soluções de BPO financeiro. Porém, antes de fazer a sua escolha, é importante analisar as suas demandas e rotinas. Assim, você conseguirá entender qual parceiro pode atender melhor às suas necessidades. Além disso, também deve-se levar em consideração se os negócios possuem compatibilidade e se a entrega é completa.
Também é importante que, ao optar pelo serviço de BPO, você facilite a integração do prestador de serviço à sua empresa. Somente assim ele poderá conhecer a fundo a realidade financeira do negócio. Para isso, elabore um contrato bem específico, especificando sobre papéis e responsabilidades que serão exercidas durante essa parceria e, também, detalhando até onde irão as atividades do BPO financeiro.
Lembre-se: terceirizar a gestão financeira do seu negócio pode ser uma grande oportunidade para focar no que realmente importa. Por isso, é necessário que a área financeira seja muito bem organizada e receba o máximo de atenção desde a sua criação.
Conte com a Serotini
A Serotini resolve os desafios mais difíceis de seus clientes com serviços de contabilidade consultiva, BPO Financeiro e assessoria empresarial. Atuamos há mais de 15 anos provendo inovação contábil para facilitar os resultados das empresas brasileiras.
Entre em contato conosco e tenha acesso à solução contábil mais eficaz de Bauru e região!