Contabilidade para Corretores de Imóveis em Bauru
Contabilidade para Corretores de Imóveis em Bauru e região ainda é um tema pouco divulgado e muitos profissionais trabalham de forma autônoma. Alguns sem recolher impostos devidamente ou mesmo pagando mais do que deveriam.
No texto de hoje, separamos alguns dos motivos para que você contrate uma contabilidade como corretor de imóveis, exemplificando as principais situações. Confira abaixo!
Motivos para contratar uma Contabilidade para Corretores de Imóveis em Bauru!
O contador, ou a contabilidade, é essencial para os Corretores de Imóveis, por uma série de motivos. Separamos abaixo os principais deles e quando você precisará ainda mais desse tipo de ajuda:
1- Formalizar sua empresa
Nem todos os corretores de imóveis em Bauru e região tem uma empresa. Quando falamos em formalizar seu negócio, também nos referimos aos corretores independentes, que trabalham sozinhos e não possuem uma equipe ou sede.
Na realidade, os corretores de imóveis devem abrir um CNPJ ao invés de ser enquadrado como autônomo. Por quê? Os motivos são variados, como:
- Os impostos para empresas podem ser mais baixos do que os impostos para profissionais autônomos. Essa é uma realidade que poucas pessoas conhecem e, por isso, insistem em não ter um CNPJ aberto. Muitos profissionais acreditam que isso é mais necessário para quem tem uma empresa com as características que citamos acima.
- Além de pagar menos impostos, é mais vantajoso ter um CNPJ também pelo sentido prático. Dessa forma, fica mais fácil cuidar das burocracias e dos pagamentos necessários para que a empresa fique em dia.
Para isso, a contabilidade para Corretores de Imóveis deve ser trabalhada com profissionais qualificados. Afinal, os corretores têm necessidades mais específicas, diferentes de uma empresa maior, por exemplo. Por esse motivo, é interessante pesquisar aquelas que possuem experiência na sua área de atuação.
2- Ficar em dia com a Receita Federal
Outro ponto que precisa ser mencionado é o perigo da informalidade. Certamente, o corretor que não paga impostos à Receita Federal poderá ter problemas no futuro. Aliás, ser informal pode acarretar também dificuldades de crédito e até mesmo de comprovação de renda.
É interessante explicar que o valor pago aos fiscos é baixo, enfim, a informalidade não vale a pena em aspecto nenhum para o corretor.
3- Descobrir qual o Regime Tributário ideal para você!
Se você vai abrir uma empresa para diminuir os impostos e ter mais facilidade burocrática, o contador é o profissional capaz de te ajudar em vários momentos. É ele quem vai te ajudar na hora de descobrir o Regime Tributário mais adequado para o seu caso, por exemplo.
Como contador, você pode se enquadrar no Simples Nacional, mas ainda há outras opções, como o Lucro Real e o Lucro Presumido.
O Simples Nacional, como o nome indica, é um Regime Tributário que veio para facilitar a vida dos empresários e reunir em uma única guia todos os pagamentos necessários para o ano.
Porém, dependendo do seu faturamento, pode ser que ele não seja a melhor alternativa. Por isso, sempre é importante conversar com o seu contador ou consultor contábil. Assim, você terá uma ideia mais clara do que é mais indicado. Além de evitar pagar impostos desnecessários, você evita multas e problemas com os fiscos!
4- Saber também sobre o seu enquadramento empresarial
Além do Regime Tributário, os Corretores de Imóveis em Bauru e Região precisam saber seu enquadramento empresarial. São alguns deles:
- MEI: Um enquadramento que não é indicado para corretores. Além de não estar previsto no MEI, o corretor costuma ter um faturamento maior do que é permitido nesse tipo de enquadramento.
- ME: A ME costuma ser uma boa opção para o corretor que ganha até R$360.000 no ano. Embora, é muito importante que haja um estudo sobre todo o faturamento nos últimos anos. O contador poderá fazer esse cálculo de maneira mais segura, evitando que você pague multas.
- EPP: Para os corretores que ultrapassam o limite da ME com frequência, a melhor saída é optar pela EPP, que é a empresa de pequeno porte. Nesse caso, o limite de faturamento é de 4.8 milhões de reais, o que costuma ser o suficiente para esses profissionais. Mesmo assim, é preciso estudar cada caso para garantir que não haja problemas no futuro.
O enquadramento empresarial é um momento fundamental para o corretor de imóveis e deve ser escolhido sempre com a ajuda de um contador. Geralmente, é escolhido conforme o Regime Tributário e depois o enquadramento.
Esse processo de abertura, a princípio dura poucos dias e muitas vezes o contador consegue abrir sua empresa no mesmo dia, dependendo se você já está ou não com todos os documentos em mãos.
4- Realizar um bom planejamento financeiro
Depois de abrir uma empresa e formalizar o seu negócio é a hora de realizar um Planejamento Financeiro. Esse documento é fundamental para que haja total segurança nas finanças da empresa e para uma previsão de quanto você ainda pode faturar no próximo ano.
A dica para corretores é fazer o planejamento financeiro todos os anos com uma empresa, ou contador de confiança. Dessa maneira, é possível crescer e até expandir o negócio.
5- Realizar toda a parte burocrática
Por fim, é claro que a contabilidade para corretores de imóveis em Bauru, ou em qualquer outro lugar do Brasil, será essencial para manter a parte burocrática da empresa sempre em dia. Será o seu contador o responsável por assinar e enviar os documentos aos fiscos, garantir que tudo seja feito no prazo para evitar multas e te avisar de qualquer possível alteração no seu enquadramento.
Obrigatório para todas as empresas, o contador deve te auxiliar em vários sentidos e a dica para quem quer crescer é contratar contabilidades que façam o trabalho burocrático, mas que também te ajudem com consultorias ou mesmo com o BPO Financeiro, por exemplo.
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